top of page
Rechercher

Marcador de livros personalizados



Todos os anos, no Natal, ofereço presentes personalizados, realizados por mim, às pessoas mais importantes da minha vida. Assim, quando este ano surgiu a questão do que iria oferecer ao meu pai e ao meu companheiro, fiquei num impasse durante alguns dias. Em anos anteriores, já lhes tinha oferecido pulseiras, botões de punho, alfinetes e não me apetecia nada repetir estas surpresas.


O meu pai gosta de tudo o que é tecnologia mas, curiosamente, aqui em casa os livros em papel parece que estão a demorar a ser sustituídos pelos virtuais. Assim, surgiu a ideia de realizar marcadores de livros personalizados.


Então, os computadores sempre fascinaram o meu pai, bem como as peças que os constituem e que a maior parte das pessoas nem conhecem ou sabe para que servem.

Quando um dos computadores cá de casa deixa de funcionar, o meu pai não o coloca simplesmente na reciclagem. Diverte-se a desmontá-los e a retirar peças do seu interior que, eu admito, por vezes são fascinates pelas formas, geometrias, materiais e complexidade. Assim, de forma a personalizar o seu marcador de livro, decidi utilizar uma dessas peças.


Confesso que desconheço qual a funcionalidade desta longa peça de plástico transparente que tem uns fios paralelos no seu interior. Não me interessava sequer pesquisar a sua funcionalidade porque o que eu achei interessante é que essas linhas paralelas me faziam lembrar plantas de projectos de urbanimo e auto-esctradas. Decidi então recortá-la e juntá-la com a uma peça que realizei em Prata 925, peça esta com arestas bem definidas e onde encontramos a letra C, de Carlos.


Para meu parceiro, tive que "contar outra história" pois ele não aprecia as tecnologias, em pelo contrário, logo, não fazia sentido personalizar seu marcador de páginas juntando peças de computador e um material precioso.


Então comecei a questionar o que é que o meu parceiro realmente aprecia? Bem, gosta de desafios, jogos e de decifrar códigos secretos. Então, por que não enviar-lhe um código secreto através de um marcador de livros? Uma mensagem que ele encontraria sempre que abrir seu livro. Adorei a ideia e foi exatamente o que fiz.





Igualmente realizado em Prata de Lei, a sua forma é mais simples. Trata-se simplesmente de um retangulo pois, neste caso, o importante não é a forma do objeto, mas a mensagem.

E sim, há um pequeno coração no final do fio vermelho. O que posso dizer? O amor é "kitsch". De acordo com o dicionário de arte Oxford, "kitsch" é definido como "arte, objetos ou design considerados de mau gosto por excesso de extravagância ou sentimentalismo, mas às vezes apreciados de forma irônica ou sábia ..." Então, sim, ignorando qualquer preconceito que possa existir, admito que adoro aquele pequeno símbolo de amor.


Neste altura se calhar você está a perguntar o que diz a mensagem secreta? Lamento desapontá-lo, mas uma mensagem secreta não existe para ser contada a toda a gente. No entanto, agora sou eu que me pergunto se você também não gostará de mensagens secretas e quem sabe se não gostaria de ser sentimental e enviar uma mensagem secreta para alguém ?





0 commentaire
bottom of page