top of page
Rechercher

Syn Apeiro // A surpresa de "Hellas"


Hoje vou falar-vos sobre um laboratório e loja de joalharia que conheci quando morava em Atenas, na Grécia. Chama-se Syn Apeiro.

Recordo-me que uma amiga francesa veio-me visitar e, como boa anfitriã, decidi mostrar-lhe a área de Gazi - uma zona boêmia de Atenas, onde se pode encontrar exposições, galerias, lojas, restaurantes e bares alternativos. Somos ambas arquitetas, logo sabia que este tipo de bairro iria agradá-la.

Enquanto deambulávamos , apercebi-me de uma pequena loja de joalheria contemporânea que na qual nunca tinha reparado. Em exibição, uma coleção chamada "Mapas da minha vida". Urbanismo e joalharia encontravam-se lado a lado, logo, enquanto arquiteta, simplesmente adorei!

Assim que entramos, conhecemos Kalliopi Andrikopoulou (designer de joias) e Katerina Latoufi (também arquiteta, responsável pelos cursos de design nos seminários de joalheria). A joalheira partilhou detalhadamente detalhes das suas coleções, percepções e pesquisas do seu mundo de joalheira. Imediatamente simpatizei com os ambas as artistas e confesso que simplesmente não conseguia tirar os olhos daqueles "Mapas"!

Aquelas peças tinham tudo que eu adoro. Eram minimalistas, geométricas, brincavam com perspectivas, escalas e proporções. Acima de tudo, eram peças extremamente poéticas.

Falavam de ruas pelas quais passamos todos os dias, que fazem parte da nossa história, do nosso caminho e até da nossa identidade. Às vezes não nos lembramos do nome dessas ruas mas, com certeza, todos nos lembramos como é a rua onde nascemos, fomos à escola, conseguimos o primeiro emprego ou até nos apaixonamos… Então, para mim, esta coleção simbolizou, não apenas locais em um mapa, mas também momentos e histórias vivos. Kalliopi conseguiu ter arquitetura, urbanismo, poesia e joalheria, tudo em uma só peça. Isso encantou-me!

Conheci uma grande joalheira por acaso e o rumo do meu próprio caminho mudou.

Na semana seguinte, inscrevi-me nas oficinas de joalharia do Syn Apeiro, tendo a Kalliopi como minha professora. Ela ensinou-me várias técnicas básicas da joalheria, mas, acima de tudo, que todas as nossas criações precisam ter uma história para contar, um significado, caso contrário, estarão sempre incompletas.

Maps of my Life (Mapas da minha vida), Syn Apeiro by Kalliopi Andrikopoulou Drossia II Créditos das imagens: Syn Apeiro.

Peças de Joalharia de Kalliopi Andrikopoulou II Créditos de imagens: Syn Apeiro.

Passaram três anos desde o momento em que as conheci pela primeira vez e, desde então, Syn Apeiro tem sido um laboratório cada vez mais ativo e uma referência na joalharia contemporânea grega. Continuam a dar os seus cursos joalharia, mas agora com uma estrutura diferente: curso de três anos. Aqui estão algumas fotos dos projetos desenvolvidos pelos alunos que participaram no seminário de design de Katerina Latoufi. É incrível como podemos encontrar semelhanças entre o processo criativo da arquitetura e da joalharia ; por exemplo, ambos usam esboços, desenhos detalhados e até maquetes para chegar ao design da peça final.

Trabalhos desenvolvidos por estudantesII Design Course II Crédito das imagens: Syn Apeiro.

Por isso, se for a Atenas, não deixe de visitar o Syn Apeiro. Se não, poderá também encontrá-los este ano na Schmuck 2016, em Munique.

Para saber mais sobre este laoratório, não se esqueça de visitar o site or página do facebook.

Trabalhos realizados por estudantes que fizeram o curso de Joalharia entre 2014-2015 II Créditos das imagens: Syn Apeiro.

0 commentaire
bottom of page